top of page

Hemogramas

A beleza interior dos animais silvestres

Ave

Os exames laboratoriais em animais silvestres servem como auxílio no monitoramento da saúde dessas espécies, na avaliação pré operatória, no diagnóstico, no tratamento de doenças e, principalmente, como Biomarcadores de Poluição Ambiental.

O Hemograma é, sem dúvida o principal exame de triagem e deve sempre ser o primeiro a ser solicitado, mas é importante saber que o laboratório fornece resultados, a interpretação é sempre do profissional solicitante. Em nosso laboratório esse exame é processado manualmente, conferido de acordo com técnica estabelecida e fisiologia da espécie cuja amostra está sendo processada.

Para o Hemograma de mamíferos e da maioria das aves aceitamos somente amostras de sangue colhidas com EDTA K2 ou K3, exceto para aves brasileiras como Sabiás, Trinca-ferros/Pixarros (Saltator similis), Trinta-reis-escuro  e aves das famílias Tinamidae (Inhambu), Corvidae (Gralha), Gruidae (Grou), Cracidae (Jacu, Mutum), Struthionidae (Avestruz) e Alcedinidae (Martim-pescador-grande), que obrigatoriamente, devem ser colhidas com Heparina DE LÍTIO.

Para o Hemograma de Répteis as amostras de sangue devem ser colhidas com EDTA K2 ou K3, exceto para Quelônios Brasileiros (Tigre D'água, Cágado de Orelha Vermelha e Jabuti), que obrigatoriamente, devem ser colhidas com Heparina DE LÍTIO.

Para o Hemograma de Anfíbios recomendamos ser previamente consultados para orientações detalhadas.

Experiência com animais silvestres, dedicação em tempo integral, agilidade, confiabilidade e tecnologia de ponta a serviço do seu trabalho veterinário ou ambiental.

Nós, do Centro Pró Fauna, podemos acompanha-los desde a colheita até a mais criteriosa análise. A próxima vez que precisar de Hemograma para uma espécie silvestre ou exótica, seu parceiro é o Centro Pró Fauna.

Árvores na água
Pró Fauna
Preservando fauna e flora
bottom of page